Apoie nossas ações nas ruas, nosso pix é securahumana@gmail.com
______
O Lago da Travessa é uma das esculturas urbanas feita com recursos próprios pelo coletivo (se)cura humana na Ocupação Travessa @ocupacaotravessa, um espaço revitalizado pela comunidade desde 2017. Criado em 2018, o lago é alimentado por uma nascente de água limpa que foi canalizada pelo coletivo até Travessa Roque Adóglio por 250 metros. O lago abriga peixes e plantas aquáticas que promovem o equilíbrio ecológico e a purificação natural da água, além da proteção contra os mosquitos da dengue, que colocam seu ovos que são comidos pelos peixes.
Ele representa uma conexão direta com a natureza, transformando o ambiente urbano em um espaço vivo e acolhedor.
A água que chega até o lago alimenta um tanque comunitário e uma torneira, fornecendo acesso vital a água limpa para pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa reafirma o compromisso do coletivo com a dignidade humana e os direitos básicos de uma água livre.
A Travessa Roque Adóglio, na Vila Anglo Brasileira, recebe desde 2017 o cuidado dos vizinhos para evitar que a passagem se torne um ponto viciado de descarte de entulho e lixo. Hoje chamada de Ocupação Travessa @ocupacaotravessa, trouxe uma série de melhorias foram feitas como a instalação de obras artísticas, plantio de árvores, iluminação, entre outras para deixar o espaço agradável. Na viela também é possível ver um trecho do Córrego Água Preta que é canalizado, através de outra instalação do coletivo (se)cura humana: o Poço do Água Preta.
Esta é um pouco da história em fotos da construção e manutenção do lago:
Comments